Palavras soltas...

(...) "Tenho aprendido muitas coisas nos últimos tempos. Uma delas é que jamais podemos deixar para amanhã um gesto de carinho, um sorriso verdadeiro, uma declaração de amor."

Confira a crônica completa clicando aqui.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Aprecie com Moderação

- Torcedores do Vasco após rebaixamento em 2008

Crônica publicada na edição do dia 23 de abril do Jornal da Manhã – Uberaba/MG.
Recebi muitas críticas sobre tal texto, tanto positivas, quanto negativas.
Dá uma conferida aí, então. Se quiser, comente!
Boa semana a todos!



(...)
Madrugada de quinta-feira. Ele estava com sono, mas não conseguia dormir.
Dor de cabeça.
Inapetência.
Não conseguia tirar da cabeça aqueles momentos terríveis vividos alguns minutos antes.
Uma briga horrível e recheada de muito sofrimento, palavrões, tapas e murros no braço do sofá. Um copo, inclusive, foi ao chão em momento de maior exaltação.
Tentava, mas só tentava, tomar aquela caneca de leite com mel, remédio caseiro contra a tosse. Mas ele estava engasgado! Não conseguia engolir nada. Se nada entrava pela sua boca, nada saia também.

Apenas silêncio. Decepção. Frustração e resquícios daquele jogo em que seu time do coração acabara de perder para o maior rival.
Haja coração!
Quase podia ouvir as vozes dos torcedores adversários martelando em seu ouvido. Não era nem uma hora da manhã e ele já se via no trabalho, na hora do café, sendo zoado por todos os colegas.


- Que vergonha! Que time ruim! – diziam alguns.
- Eu sabia que seu time iria perder! Eu sabia! – apimentavam outros.

Porém, a noite que ele tinha certeza que iria passar em claro estava apenas começando. Tudo por conta dessa paixão pelo seu time do coração. Tudo por causa desse seu amor maluco pelo futebol!
É. Essa é a vida de muitos torcedores. E, acreditem, há casos bem piores do que simples noites depressivas e de insônia.

É paixão! E não me peçam, porque eu não saberia explicar tal paixão. Não entendo nem mesmo a paixão das pessoas umas pelas outras, quem dirá a paixão por um clube.
Mas talvez, só talvez, haja uma explicação. Ora, é no futebol que muitas pessoas encontram um motivo de riso fácil. Talvez um dos poucos motivos para sorrir em um mundo de tanto sofrimento, guerras, doenças, mentiras e maldades.

E, convenhamos, o sofrimento por uma derrota do seu time do coração não pode jamais ser maior do que a tristeza provocada pelo desemprego, pela miséria, fome e pela face da morte trazida pela guerra.
Porém, amigo leitor, nada de fanatismo. Tudo o que é bom e saudável pode ficar ruim e se tornar maléfico ser for vivido de forma fanática e exagerada. Vamos com calma! É só um jogo, um esporte. Hoje se ganha, amanhã se perde e no final, bom mesmo é torcer, aproveitar o momento com os amigos e pular de alegria...
Nada de brigar com o amigo, com o vizinho, com a(o) namorada(o) ou com um desconhecido que conheceu na hora do jogo! Nada disso!
Quando a coisa começa a lhe fazer mal, deixe-a de lado. Isso vale para todos os vícios, inclusive para o de torcer!

Um comentário:

Izza disse...

Concordo plenamente.
Quando acaba a graça e a coisa se torna sofrimento é hora de repensar.
Apesar de nao ser torcedora tão fiel e fanática, pra mim o futebol tem que ser algo que traga alegrias e nao tristezas, raivas e brigas.

Vc é ótimo!