Palavras soltas...

(...) "Tenho aprendido muitas coisas nos últimos tempos. Uma delas é que jamais podemos deixar para amanhã um gesto de carinho, um sorriso verdadeiro, uma declaração de amor."

Confira a crônica completa clicando aqui.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Pensando no futuro

Vou tentar ser breve. Até por que aproveito este espaço para me divertir.

No entanto, às vésperas das eleições é impossível não tocar no assunto.
Acredito que a essa altura do campeonato, a ampla maioria dos eleitores já tenha escolhido seus candidatos.
Mas, mesmo assim quero expor minhas considerações.
Quem acompanhou o último debate entre os candidatos a governador de Minas Gerais, o estado mais bonito do País, talvez tenha chegado à triste conclusão de que os candidatos são meio que superficiais. Estamos, na minha humilde opinião, muito carentes de bons candidatos por aqui.
Ora, o Antonio Anastásia (PSDB), é fraco. O Hélio Costa (PMDB) não expõe propostas, só ataca o Anastasia. O José Fernando (PV) é tudo, menos preparado para ser governador de um dos mais importantes estados da federação. O professor Luiz Carlos (PSOL) tem boas ideias e propostas interessantes; pena que não teve uma boa assessoria e, desta forma, o povo nem o conhecia. Além disso, ele precisa estar atento que se for eleito, precisa sim de apoio político. Sozinho ninguém faz nada.
Ta difícil.
No entanto, é preciso pensar rápido. MG precisa de alguém que resolva problemas graves como o caos na educação. Precisa também de um legislativo forte para solucionar o problema da segurança pública. Além disso, nossos médicos, professores e policiais, todos imprescindíveis, estão com salários defasados e isso precisa ser corrigido.
As pequenas cidades, como Uberaba, não recebem investimentos do governo estadual. Hospitais estão um lixo e escolas só ficam em greve.
Penso que o Aécio Neves tem muito carisma. Mas, pra mim, um cara que gasta R$ 700 milhões com propagandas sobre o que ele diz ter feito não serve. Dava para fazer muita coisa com essa grana toda. E mais, gastar outra cacetada de milhões em um Centro Administrativo, uma obra faraônica, é a mesma coisa de chamar a nós, eleitores, de bobos.
Presidenciáveis. O debate de quinta-feira foi horrível. Aliás, nem foi. Foi engraçado, cômico. Ainda assim, Marina Silva, mais uma vez, demonstrou que esta preparada para assumir o cargo de presidente do Brasil. Ela deu show nos outros candidatos. No debate não há ensaio, se gaguejar, já era. Deve ser isso. Marina tem propostas sólidas e merece mais atenção da população. O negócio dela não é apenas pensar em plantar árvores. A solidificação da democracia, da economia e o resgate da valorização da força de trabalho são pilares importantes e que ela, Marina, defendeu durante toda a sua campanha.
Serra é fraco. Só sabe falar que fez um plano contra AIDS e arrumou o metro de São Paulo. O país não é só isso. Além disso, ele perde tempo demais acusando o governo atual ao invés de apresentar propostas.
Dilma é marketing. Essa Dilma que vemos na TV é muito diferente da Dilma de verdade, a mesma Dilma que morou aqui em Uberaba em sua infância. No entanto, Dilma ainda é melhor do que o Serra. Dilma sabe administrar e, no momento, o país precisa disso. Além disso, penso que é preciso deixar partidos como PSDB e Democratas longe do poder.
Plínio Arruda, do Partido Socialismo e Verdade, foi injustiçado durante a campanha. Assim como são injustiçados todos os representantes de partidos “menores”. Ele é radical, mas é fundamentado naquilo que diz. E, além de tudo, ele disse o essencial: O Brasil não precisa de pessoas que apenas melhorem a situação, os problemas. O Brasil necessita de governantes que resolvam a situação, os problemas.
No mais, sou contra as campanhas de anular voto. Direitos adquiridos não podem ser jogados pelo ralo.
E uma dica: joguem fora seus títulos eleitorais. O Supremo nos jogou na cara que o Título de Eleitor não tem valor algum. Que pelo menos seu voto valha.

8 comentários:

Ney disse...

O povo precisa se conscientizar da importância de uma eleição.
Precisamos ver quem é político e quem é artista, fantoche.
Parabéns.

Luciene disse...

Tbm acho que a Marina Silva está preparada para assumir o cargo de presidente do Brasil.

Voto consciente.

Amanda disse...

Até de política vc entende menino!

Bjos.
Adorei o Plínio no debate!

Régia disse...

Pq as letrinhas estão verdes? Hã?

Gostei da sua exposição de ideias.

Bjos.

Mônica disse...

Eu so queria que em todos os estados fosse decidido logo no primeiro turno :S As eleições aqui na Paraiba estão me deixando maluca... A opção que a gente tinha se filiou a Cassio Cunha Lima e acho que agora é que Ricardo Coutinho veio perceber a merda que fez.. é lamentável. Mas acho que o reinado dos latifundiários vai durar mais um pouco por aqui :( e nós paraibamos é que vamos com os rabos entre as pernas pra roça fazendo o caminho das pedras que os Cunha Lima e Maranhao (o latifundiario retardado ao cubo) ditarem... Acho que é isso. Beijo!

Paulo Fernando Borges disse...

Sei lá, viu MÔnica... Aqui em MInas ta difícil.
Quando um candidato é eleito com quase 80% dos votos, como é o caso do Anastasia (PSDB) há alguma coisa de muito errada, ou não. rsrs
Isso me deixa desconfiado.

De qualquer forma, sobre os presidenciaveis, fico feliz que o Serra não ganhe. Marina, pra mim e, acho que para o país, seria a ideal. Mas a Dilma tem um olhar mais abrangente sobre a realidade do Brasil. Portanto, se houver segundo turno contra o Serra, meu voto deve ser dela.

Bjos. Saudades de vc!

Anônimo disse...

Achar que uma pessoa como a Marina possa governar um pais do tamanho do nosso é meio absurdo.
O q ela fez ateé hoje para mercer a confiança de tanta gente?
Qual a formação dela, por acaso?
Alem disso, acho besteira querer leva-la para o segundo turno com a Dilma, pois todos sabemos que a protegida do Lula vai ganhar a eleição desse ano.

com todo respeito, nao concordo com sua abordagem.

Paulo disse...

E viva a democracia!!!

Enfim, pelo que sei da Marina, que, aliás, é Senadora, ela começou sua vida no Acre, Estado que defende até hoje. Quando jovem, trabalhou de empregada doméstica, uma profissão digna, muito digna aliás.
Depois, formou-se em História e também lecionou aulas dessa disciplina.
Anônimo, olha só: ela entrou na luta sindical e foi companheira de luta do Chico Mendes. Juntos, eles fundaram a CUT do Acre.
Já foi vereadora em Rio Branco, no Acre. Deputada Estadual. Ministra do Meio Ambiente...
Enfim, acredito que ela tenha uma boa bagagem. Mas, isso não é tudo. Se formos olhar bem, o Lula nunca exerceu cargos assim e foi, na minha modesta opinião, um dos melhores presidentes do Brasil.
Esse lance de segundo turno é meio complicado. É difícil prever o futuro. Eu, pelo menos, não tenho esse dom.
Enfim, minha intenção não é fazer propaganda para ninguém, até porque não sou assim, não preciso disso... De qualquer forma, Anônimo, obrigado pela visita no blog e pela sua opinião, que, aliás, é o mais importante e bacana disso tudo.
E viva a democracia!