Palavras soltas...

(...) "Tenho aprendido muitas coisas nos últimos tempos. Uma delas é que jamais podemos deixar para amanhã um gesto de carinho, um sorriso verdadeiro, uma declaração de amor."

Confira a crônica completa clicando aqui.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Pensando no futuro

Vou tentar ser breve. Até por que aproveito este espaço para me divertir.

No entanto, às vésperas das eleições é impossível não tocar no assunto.
Acredito que a essa altura do campeonato, a ampla maioria dos eleitores já tenha escolhido seus candidatos.
Mas, mesmo assim quero expor minhas considerações.
Quem acompanhou o último debate entre os candidatos a governador de Minas Gerais, o estado mais bonito do País, talvez tenha chegado à triste conclusão de que os candidatos são meio que superficiais. Estamos, na minha humilde opinião, muito carentes de bons candidatos por aqui.
Ora, o Antonio Anastásia (PSDB), é fraco. O Hélio Costa (PMDB) não expõe propostas, só ataca o Anastasia. O José Fernando (PV) é tudo, menos preparado para ser governador de um dos mais importantes estados da federação. O professor Luiz Carlos (PSOL) tem boas ideias e propostas interessantes; pena que não teve uma boa assessoria e, desta forma, o povo nem o conhecia. Além disso, ele precisa estar atento que se for eleito, precisa sim de apoio político. Sozinho ninguém faz nada.
Ta difícil.
No entanto, é preciso pensar rápido. MG precisa de alguém que resolva problemas graves como o caos na educação. Precisa também de um legislativo forte para solucionar o problema da segurança pública. Além disso, nossos médicos, professores e policiais, todos imprescindíveis, estão com salários defasados e isso precisa ser corrigido.
As pequenas cidades, como Uberaba, não recebem investimentos do governo estadual. Hospitais estão um lixo e escolas só ficam em greve.
Penso que o Aécio Neves tem muito carisma. Mas, pra mim, um cara que gasta R$ 700 milhões com propagandas sobre o que ele diz ter feito não serve. Dava para fazer muita coisa com essa grana toda. E mais, gastar outra cacetada de milhões em um Centro Administrativo, uma obra faraônica, é a mesma coisa de chamar a nós, eleitores, de bobos.
Presidenciáveis. O debate de quinta-feira foi horrível. Aliás, nem foi. Foi engraçado, cômico. Ainda assim, Marina Silva, mais uma vez, demonstrou que esta preparada para assumir o cargo de presidente do Brasil. Ela deu show nos outros candidatos. No debate não há ensaio, se gaguejar, já era. Deve ser isso. Marina tem propostas sólidas e merece mais atenção da população. O negócio dela não é apenas pensar em plantar árvores. A solidificação da democracia, da economia e o resgate da valorização da força de trabalho são pilares importantes e que ela, Marina, defendeu durante toda a sua campanha.
Serra é fraco. Só sabe falar que fez um plano contra AIDS e arrumou o metro de São Paulo. O país não é só isso. Além disso, ele perde tempo demais acusando o governo atual ao invés de apresentar propostas.
Dilma é marketing. Essa Dilma que vemos na TV é muito diferente da Dilma de verdade, a mesma Dilma que morou aqui em Uberaba em sua infância. No entanto, Dilma ainda é melhor do que o Serra. Dilma sabe administrar e, no momento, o país precisa disso. Além disso, penso que é preciso deixar partidos como PSDB e Democratas longe do poder.
Plínio Arruda, do Partido Socialismo e Verdade, foi injustiçado durante a campanha. Assim como são injustiçados todos os representantes de partidos “menores”. Ele é radical, mas é fundamentado naquilo que diz. E, além de tudo, ele disse o essencial: O Brasil não precisa de pessoas que apenas melhorem a situação, os problemas. O Brasil necessita de governantes que resolvam a situação, os problemas.
No mais, sou contra as campanhas de anular voto. Direitos adquiridos não podem ser jogados pelo ralo.
E uma dica: joguem fora seus títulos eleitorais. O Supremo nos jogou na cara que o Título de Eleitor não tem valor algum. Que pelo menos seu voto valha.

8 comentários:

Ney disse...

O povo precisa se conscientizar da importância de uma eleição.
Precisamos ver quem é político e quem é artista, fantoche.
Parabéns.

Luciene disse...

Tbm acho que a Marina Silva está preparada para assumir o cargo de presidente do Brasil.

Voto consciente.

Amanda disse...

Até de política vc entende menino!

Bjos.
Adorei o Plínio no debate!

Régia disse...

Pq as letrinhas estão verdes? Hã?

Gostei da sua exposição de ideias.

Bjos.

mo.rafaella@gmail.com disse...

Eu so queria que em todos os estados fosse decidido logo no primeiro turno :S As eleições aqui na Paraiba estão me deixando maluca... A opção que a gente tinha se filiou a Cassio Cunha Lima e acho que agora é que Ricardo Coutinho veio perceber a merda que fez.. é lamentável. Mas acho que o reinado dos latifundiários vai durar mais um pouco por aqui :( e nós paraibamos é que vamos com os rabos entre as pernas pra roça fazendo o caminho das pedras que os Cunha Lima e Maranhao (o latifundiario retardado ao cubo) ditarem... Acho que é isso. Beijo!

Paulo Fernando Borges disse...

Sei lá, viu MÔnica... Aqui em MInas ta difícil.
Quando um candidato é eleito com quase 80% dos votos, como é o caso do Anastasia (PSDB) há alguma coisa de muito errada, ou não. rsrs
Isso me deixa desconfiado.

De qualquer forma, sobre os presidenciaveis, fico feliz que o Serra não ganhe. Marina, pra mim e, acho que para o país, seria a ideal. Mas a Dilma tem um olhar mais abrangente sobre a realidade do Brasil. Portanto, se houver segundo turno contra o Serra, meu voto deve ser dela.

Bjos. Saudades de vc!

Anônimo disse...

Achar que uma pessoa como a Marina possa governar um pais do tamanho do nosso é meio absurdo.
O q ela fez ateé hoje para mercer a confiança de tanta gente?
Qual a formação dela, por acaso?
Alem disso, acho besteira querer leva-la para o segundo turno com a Dilma, pois todos sabemos que a protegida do Lula vai ganhar a eleição desse ano.

com todo respeito, nao concordo com sua abordagem.

Paulo disse...

E viva a democracia!!!

Enfim, pelo que sei da Marina, que, aliás, é Senadora, ela começou sua vida no Acre, Estado que defende até hoje. Quando jovem, trabalhou de empregada doméstica, uma profissão digna, muito digna aliás.
Depois, formou-se em História e também lecionou aulas dessa disciplina.
Anônimo, olha só: ela entrou na luta sindical e foi companheira de luta do Chico Mendes. Juntos, eles fundaram a CUT do Acre.
Já foi vereadora em Rio Branco, no Acre. Deputada Estadual. Ministra do Meio Ambiente...
Enfim, acredito que ela tenha uma boa bagagem. Mas, isso não é tudo. Se formos olhar bem, o Lula nunca exerceu cargos assim e foi, na minha modesta opinião, um dos melhores presidentes do Brasil.
Esse lance de segundo turno é meio complicado. É difícil prever o futuro. Eu, pelo menos, não tenho esse dom.
Enfim, minha intenção não é fazer propaganda para ninguém, até porque não sou assim, não preciso disso... De qualquer forma, Anônimo, obrigado pela visita no blog e pela sua opinião, que, aliás, é o mais importante e bacana disso tudo.
E viva a democracia!