Palavras soltas...

(...) "Tenho aprendido muitas coisas nos últimos tempos. Uma delas é que jamais podemos deixar para amanhã um gesto de carinho, um sorriso verdadeiro, uma declaração de amor."

Confira a crônica completa clicando aqui.

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

É muito mais do que isso


Crise.
Toda hora que ligamos a TV, abrimos o jornal ou escutamos o rádio, o que se houve é essa palavrinha, pequena, mas capaz de causar grandes estragos.
Crise.
As bolsas de valores estão em momento de caos. A moeda estadosunidense está em baixa. Os Estados Unidos da América estão em baixa. Crise existencial.
Crise.
Os mercados estão em caos. Banqueiros preocupados. Bancos quebrando. As negociações milionárias ameaçadas. O mundo confuso. Os mercados estão nervosos, com medo.
Crise.
Mas, se a crise começou agora, como explicar o fato de milhões de pessoas terem morrido de fome quando os ventos estavam bons? Como explicar tanta gente sem casa, sem trabalho, sem assistência médica?
Há tempos o mundo está em crise. A crise de agora é econômica e provoca embargos políticos. Os líderes mundiais, acomodados em poltronas de couro, em seus confortáveis gabinetes, estão preocupados com importações, exportações e, acima de tudo, sobre a situação em que ficarão em relação ao restante do mundo. Quem vai se sair melhor na crise? Quem vai assumir o papel de protagonista?
Desde que me entendo por gente vejo o Brasil em crise. Apesar das políticas assistencialistas adotadas nos últimos oito anos, o que se vê é um país desigual, com miséria, gente sem comida e educação. O que se vê é criança entrando no mundo do crime porque não pode fazer parte do alegre mundo da infância.
Crise é essa zona do Planalto Central, onde os representantes do povo perdem mais tempo com CPI’s do que criando medidas que melhorem a vida da nação. Crise é ver um deputado, um ministro, um vereador recebendo verba extra pelo trabalho que não faz. Crise, isso sim, é ver que todos eles parecem inatingíveis pelas sanções da justiça. Para ficar apenas em um exemplo, basta lembrar que nenhum, nenhum, envolvido no escândalo do Mensalão está preso. Crise é ver a educação sendo tratada com tanto descaso pelos representantes do povo. Crise é o país gastando mais dinheiro com eventos como Copa do Mundo e Olimpíada do que providenciando alimento, moradia e educação para os seus habitantes!
Crise é ver o Crack tomando conta das ruas. Epidemia. Crise é ver traficantes vendendo drogas dentro de uma clínica de recuperação de dependentes químicos.
Crise, preclaro leitor, é o fato de países ricos gastarem metade da grana que têm para guerrear, matar inocentes com a desculpa mais esfarrapada do mundo. O mundo vive em guerra por paz. É absurdo, mas é o que eles dizem.
Crise é ver milhões e milhões gastos em campanhas eleitorais. Dinheiro que dava para matar a fome de muita gente. Imaginem se toda a grana gasta para eleger a Dilma, por exemplo, tivesse sido investida na construção de moradias... talvez até eu teria uma casa própria hoje.
Crise, meu amigo, não é ver bolsas de valores despencando ou o preço das commodities em baixa. Crise é ver semelhantes morrendo de fome, de sede, de frio e total falta de atenção.
Essa crise que estamos assistindo pela TV é apenas um subterfúgio, uma grande encenação para que você não veja a realidade.
Crise de verdade, problema de verdade, é ver gente morrendo por falta de leitos nos hospitais.
E então, o que você vai fazer contra qualquer uma dessas crises?

2 comentários:

Karen disse...

A gente se engana mesmo quando acha que a falta de grana é crise. dinheiro tem mas o povo que governa o mundo nao sabe como usa-la em favor dos que precisam, o povão!

adorei seu texto, paulo

Luciene disse...

"A crise econômica, a crise política e a crise social são apenas reflexo da crise de carácter, como vergônteas oriundas da mesma raiz"

Artigo “A crise de carácter”, do Dr. Dias Ferreira, publicado no Diário de Lisboa, em 26 de Janeiro de 1942.