Palavras soltas...

(...) "Tenho aprendido muitas coisas nos últimos tempos. Uma delas é que jamais podemos deixar para amanhã um gesto de carinho, um sorriso verdadeiro, uma declaração de amor."

Confira a crônica completa clicando aqui.

sábado, 20 de agosto de 2011

Enquanto a carona não chega - II


Não precisava ser assim, mas percebi, com o tempo e observando relações, que hoje em dia é preciso tomar cuidado com aqueles que se dizem nossos amigos.
Amizade é muito mais do que uma companhia para ir a festas ou ao cinema.
Amizade é companheirismo.
Companheirismo é fazer-se presente em todos os momentos, inclusive e, sobretudo, os não tão agradáveis, ditos ruins.
Um amigo – amigo de verdade – nunca te desanima de realizar algum sonho. Ele pode e deve ser realista com você. Isso é imprescindível. Mas, se você é uma pessoa cercada de “amigos” que vivem dizendo “não faça isso”, “não tente isso”, “não vai dar certo”, fique atento.
Amigos te estimulam a tentar, ainda mais se essa tentativa for em busca da felicidade – a sua felicidade. Mesmo sabendo que seu triunfo é algo difícil de ser alcançado, o amigo te estimula, te apóia, ajuda. Talvez, e já vi isso acontecendo, ao dizer para não tentar algo, o “amigo” está pensando na felicidade dele e não na sua. É tenso, mas acontece.
Amigos não tentam mudar seus gostos, suas preferências. E amigos também não precisam gostar de tudo o que você gosta. Amigos respeitam a diferença do outro. Amigos, isso sim, te apresentam novos sons, novas artes, novos livros e novos mundos. Caso você não curta nada do que lhe foi apresentado, o amigo vai entender.
Amigos não sentem inveja de você.

Amigos não mentem para você.

Amigos não se incomodam com a sua felicidade!

Aliás, um amigo fica muito feliz quando você se dá bem. Amigos não diminuem seus méritos em alguma conquista. Amigos se sentem vitoriosos e orgulhosos quando você vence! Do contrário, é inveja e inveja não é coisa de amigo sentir um pelo outro.
Amigos não dizem para você terminar seu namoro ou lance por causa de uma discussão com o seu companheiro. Amigos promovem a reconciliação – desde que esta faça bem a você. Se a sua relação amorosa te faz mal, é obrigação do amigo te abrir os olhos, dar conselhos e tudo mais. Mas, a decisão não é dele. Se um “amigo” te vê feliz com alguém e aproveita um desacerto no relacionamento para incentivar a separação, fique atento. Amigos querem te ver bem, mesmo que isso possa significar abrir mão da sua companhia por intervalos mais constantes. Amigos de verdade ficam felizes quando você encontra o tal “amor da sua vida”. O que um amigo quer é a sua alegria, sua paz, seu sorriso, sua felicidade! Felicidade para um amigo é ver aqueles que ele ama felizes! Amigos se amam.
Amigos não fazem testes com você. Se eles têm dúvidas, simplesmente perguntam, fazendo valer o valor da confiança que reina nas verdadeiras amizades.
Espero que você, raro leitor, tenha amigos – de verdade. Se os tiver, guarde com bastante carinho do lado esquerdo do peito, dentro do coração, como falava a canção!

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

A hora do predador


Não há nada melhor para um predador do que ver o medo dentro dos olhos da sua presa.
É fato. Esse medo paralisante, arrepiante e mortificante é, sem dúvidas, responsável direto pelo triunfo do predador e pelo fim trágico da caça.
O medo faz com que a presa vacile, tropece e se sinta acuada. Este mesmo medo faz com que o predador ganhe confiança, tire forças de onde achava que não mais havia e cresça.
Em uma perseguição, olhar para trás e ver o adversário chegando, bufando e espumando de raiva é algo crucial para que quem está à frente tome uma decisão ou simplesmente entregue os pontos.
Pois é isso, preclaro torcedor e amigo leitor, que está acontecendo com o pequeno Gambazinho. Toda vez que dá uma olhadinha para trás, o que ele vê é o Mengão Topo da Cadeia Alimentar. Quando isso acontece, as perninhas do pobre Gambá tremem e ele faz o que tem feito nos últimos jogos: entrega a rapadura e sucumbe diante de adversários ainda menores do que ele.
Já está claro que o Curintians sentiu a pressão. É apenas questão de tempo para que ele volte ao seu devido lugar – que não é liderança desse campeonato. Lá, no alto da tabela, a vista de todos e comandando a rafameia mal vestida é o lugar do Flamengo, time que, por justiça e força da natureza, vem maltratando Bambis, Sereias, Marias, Tricoletas e, daqui a pouco, Viceínos.
Mas, primeiro, vamos esperar que o Patético Mineiro – apesar de sua evidente crise – faça o que tem que ser feito e acabe com a graça dos curintianus, hoje.
Amanhã, para alegria do povo, é dia do Mengão entrar em campo e liquidar o Patético Goiano.
É assim que as coisas funcionam e se a ordem natural dessas mesmas coisas não for alterada, terminamos a rodada na liderança.
Eu poderia encetar um discurso agressivo e desprovido de humildade, mas vou ficar na minha e esperar para ver o que acontece. Afinal, até os melhores vacilam e isso pode acontecer com o Rubro-Negro, único invicto dessa disputa.
Portanto, fazendo uso da humildade que me é peculiar, esperarei para ver como será o próximo vexame do Gambazinho e o evidente triunfo do Mengão Panaceia do Mundo.
SRN.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Começa assim...


De repente, quase tudo o que acontece ou você faz, remete seu pensamento àquela pessoa.
De repente, bem de repente, você acorda pensando naquele sorriso, naquele olhar mágico, naquela pessoa.
E o que dizer daquele cheiro? Hã?
Como se fosse por meio de mágica, pura magia, as coisas mudam.
As coisas mudam entre vocês.
Tudo muda.
Não se preocupe. Nem pense que esteja louco. Isso tudo é normal e, ao mesmo tempo, totalmente fora do normal. Por isso, talvez por isso, seja tão bom.
Ouvi dizer de quem entende do assunto, que tudo isso é simplesmente um conjunto de sinais aos quais damos o nome de paixão.
É “mermão”, talvez você ainda não tenha percebido ou não queira aceitar. Mas é fato: cê ta apaixonado!
Não tenha medo, vá em frente (!), com calma e respeitando o espaço do outro. Mas, nunca, em momento algum, tenha medo de sentir o que está sentindo agora. 
Amar não é pecado!
O ideal é se revelar. Mas, se preferir, deixe que as coisas aconteçam naturalmente. (Eu prefiro assim). Se for pra ser, será. É isso que acontece quando é de verdade, sincero, puro...
Aproveite esse clima, esse momento. Aproveite!

* Texto escrito no dia 6 de abril de 2011.